quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Seminário Regional de Educação Três Passos



Perceber. Tomar consciência de, por meio dos sentidos. Captar com a inteligência; compreender.  Notar, conhecer por intuição  ou perspicácia...
Dicionário Houaiss

Entre todas as palavras que continuaram reverberando após a palestra¹ do professor Genebaldo Freire Dias realizada em Três Passos, esta:  percepção – ato ou efeito de perceber, faculdade de aprender por meio dos sentidos ou da mente.

Assistir a uma palestra do professor Genebaldo é uma oportunidade única. A partir de imagens cuidadosamente selecionadas (não tanto pela beleza, mas pela leitura que elas permitem) e com uma sedutora capacidade de lançar informações para depois resgatá-las permitindo o entendimento do argumento, o desafiador e crítico professor permite uma cumplicidade ao circular junto ao publico com uma fala pausada e extremamente segura. Características a parte, o significado das palavras que ele vai lançando é de uma beleza única e impressionantemente simples. É como se elas acordassem sentimentos adormecidos dentro das pessoas e elas se sentissem melhor após ouvi-las...

Existem vários momentos significativos durante a palestra, mesmo...Um deles é quando somos convidados  a observar a nossa casa, e para isso, uma das primeiras fotos realizadas da Terra (por volta dos anos de 1960) é projetada. Imagem ícone de um avanço tencológio considerável e de pertencimento à terra  - um pouco maluco, pois precisamos ir ao espaço para entendermos qual o nosso lugar -  a terra vista do alto ainda mascara uma hipotética “conquista do espaço”. Conquista?  “Certeza” que nos leva a outra citação do professor: “Quando nos formamos na faculdade achamos que sabemos alguma coisa, no mestrado começamos a ficar em dúvida, no doutorado temos a certeza de que não sabemos nada”.

Cultivando a humildade de aprender sempre, nos distanciamos saudavelmente da postura do PHdeus - que tudo sabe e tudo pode. Para perceber o mundo e as relações que sustentam a vida é necessário ter conhecimento, humildade e uma grande dose de generosidade para conosco e com os outros – não é fácil entender limitações, mais difícil ainda é superá-las sem imposições e pressões.

Segundo Genebaldo estudos de impactos, projeções (diferentemente de previsões), cartas, convenções...Muitas coisas já foram feitas. O Brasil tem uma legislação bastante rigorosa em relação aos crimes ambientais... O que falta? Percepção. Perceber com os sentidos e com o intelecto e a partir disso mobilizar-se. Simples... Com o tempo, percebemos que ao cuidarmos do mundo, exercitamos o cuidado com o outro, tornamo-nos consequentemente seres melhores também.

¹ Genebaldo Freire Dias realiza palestras nos Seminários Regionais de Educação do projeto Caravana RGE - Educando para a eficiência.




Natal de 1968.
A Missão Apollo 8 registrou a terra vista da Lua

Nenhum comentário:

Postar um comentário