quarta-feira, 22 de maio de 2013

Mensagem dos Oficineiros

O projeto Caravana RGE, nos seus diferentes “motes”, possibilitou a melhor das trocas de experiências que são os trabalhos desenvolvidos com professores.
Ouvir as partilhas, estar atento ao olhar contemplativo de cada proposta desenvolvida  durante as oficinas, honrar a cultura de cada lugar por onde passamos, nos enche de certeza de que através deste projeto estamos semeando sim, a possibilidade de formar redes que ultrapassam as fronteiras, na busca de um ambiente mais sustentável para todas as formas de vida.
Jaqueline Lessa Maciel



Participar da Caravana RGE é uma experiência destas que se leva para a vida toda. O contato próximo com um número expressivo de professores me enriqueceu como profissional e proporcionou reflexões. A cada oficina, ficava a certeza de que é preciso repensar nossas práticas de sala de aula, estreitar os laços entre o ensino formal e a educação para um mundo mais sustentável. Ao final deste projeto tão grandioso ganhei muita esperança em ver professores mobilizados e dispostos a melhorar a educação no nosso Estado.
Um abraço a todos!
 Camila Debom





A participação no projeto me trouxe uma imensa alegria, pois houve uma grande troca de ideias! Não foi algo unilateral, o qual eu tentava incutir uma sementinha de consciência ecológica em cada um e sim a criação de momentos únicos os quais serviram para me ensinar.
Por mais que se leve conhecimento, ganha-se em dobro não somente o conhecimento, mas aprendizagem, satisfação e a certeza que tive a oportunidade de participar de um processo de transformação.
Agradeço de coração a esta classe maravilhosa de professores, que sempre estiveram alegres, estimulados, interessados e disponíveis para todas as situações. Muitos me cativaram, deram-me a certeza que estamos todos no caminho certo. Levarei comigo esta lição! Beijos a todos!
Liseane S. Rocha Cortez



Gostei muito de ter participado deste projeto e ter trocado experiências com tantas mentes sensíveis e curiosas neste um ano de estrada. Ver professores sorrindo e chorando durante a trilha dos sentidos, lembrando-se de sua infância, de um cheiro, gosto ou sensação que vivenciaram durante sua vida, refletindo sobre as espécies de fauna e flora de seu município e sobre os impactos (positivos ou não) que o ser humano têm feito sobre o ambiente natural são essenciais para uma melhora na educação como um todo.
Poder falar sobre a importância da percepção ambiental para educadores, de como eles podem usar a sua própria realidade local para sensibilizar seus alunos é sempre muito gratificante. Obrigado pela energia trocada!
Leonardo F. Stahnke



Ter participado dos Seminários Regionais da Caravana RGE, foi antes de tudo uma honra, um prazer partilhar e fazer parte! Sou grata aos professores que optaram pela oficina 5, pois juntos rimos, dançamos, respiramos, nos energizamos, criamos, compartilhamos e revigoramos nossos ideias na educação para sustentabilidade... Sim, começamos por nós, começamos nos responsabilizando pela nossa saúde, para então cuidar da saúde do planeta, começamos em cada novo dia junto aos nossos educandos que nos fazem crer que é possível, por mais difícil que pareça nossa caminhada, são eles que nos motivam e nos fazem sentir esse sincero amor que temos pela nossa profissão. Fica aqui minha profunda gratidão pelo nosso coincidir, fica a vontade de estar junto outra vez, a saudade de tantos sorrisos, abraços, trocas e aprendizados e a certeza de que hoje somos mais, porque estamos juntos na mesma rede de afeto e ação, gerando um presente e futuro melhores para todos nós!
Abraço do tamanho do Rio Grande!
Janaína Farias



Participar da Caravana RGE foi uma das experiências mais interessante e agradáveis que já tive. Parafraseando Renato Russo, nesse último ano "conheci muita gente interessante", gente interessada em Física e motivada para aprender modos diferentes de ensinar. Espero que todos aqueles que conviveram comigo possam colher os frutos das sementes que plantamos juntos nas oficinas. Também espero ouvir falar que vocês professores e professoras foram aqueles professores de ciências inspiradores para seus alunos do ensino fundamental e médio. Um abraço a todos!
Alex Soares Vieira



Para mim, como educadora, ter tido a oportunidade de estar em contato direto com professores, de tantas regiões do estado, foi um presente embrulhado com um grande laço vermelho. A Caravana RGE propiciou encontros, trocas, união, sorrisos e despertou aquele sentimento bom de fazer parte de uma grande rede de pessoas que desejam, e que efetivamente querem, fazer parte da mudança para uma educação mais sustentável. Pude perceber nos olhares dos professores que eles não estavam ali apenas para aprender mais uma técnica sustentável que evita a escassez num mundo de recursos limitados, mas também porque acreditam que a educação que respeita a terra também constroe sociedades mais felizes.

Fernanda Poletto


Nenhum comentário:

Postar um comentário