sexta-feira, 14 de setembro de 2012


...Seminários Regionais de Educação
Oficinas


Geralmente utilizamos a palavra observar para indicar o significado de prestar a atenção, mas perceber as coisas não precisa passar necessariamente pelo olhar e sim por um conjunto de outras habilidades a que chamamos de sentidos. O senso comum costuma dizer que quando perdemos um dos sentidos, os outros naturalmente se aprimoram, como uma estratégia de sobrevivência. Entendendo por esse aspecto, a vida não tem um modo particular e lindo de tentar equilibrar-se?
Pois bem, buscando entender o delicado fio que tece as relações dos seres vivos, e por consequência discutir o equilíbrio na natureza, a oficina “Percepção Ambiental e a Energia dos Sentidos” traz por meio de trilhas interpretativas e dinâmicas, a discussão a respeito da eficiência energética avaliando os impactos positivos e negativos sobre o espaço local de modo a potencializar o processo reflexivo necessário à busca da sustentabilidade.

Reconhecer, perceber, entender, cada um tem a sua maneira. Vamos à trilha? Através do toque, do olfato, da sua audição, do paladar e do olhar, perceba o que em a sua volta. O que você percebeu?

“Temos todo um mundo a nossa volta, infinito tipos de animais, árvores, sons, cheiros...
Na maioria das vezes não paramos para admirar a beleza do que está acontecendo. É muito importante parar e obsevar, sentir e vivenciar tudo isso que nos rodeia.”
Sem identificação
Seminário realizado em Bento Gonçalves – RS

“Pude perceber o quanto é importante viver em um ambiente onde há uma relação de harmonia entre os seres vivos e a importância de preservá-lo.”
 Sem identificação
Seminário realizado em Bento Gonçalves – RS

“Foi uma experiência única, muito interessante, pois não sabíamos o que havia na trilha. As sensação é de medo, ao mesmo tempo em que dá uma adrenalina, super legal...”

Silvana Camila Patrícia
Seminário realizado em Gravataí – RS


“Não queria que a trilha terminasse porque nela existia uma energia vital que parecia nos prender. Não senti o tempo passar e aproveitei cada minuto como se fosse a única vez em que tivesse participado de uma trilha. Percebi que quando nos entregamos, tudo parece melhor, com mais sentido.”
Tatiana Brito Teixeira
Seminário realizado em Gravataí - RS












Sem identificação do autor
Seminário Regional de Educação
                   Bento Gonçalves - RS


Sem identificação do autor          
Seminário Regional de Educação
Gravataí - RS

 







Larissa
Seminário Regional de Educação
Gravataí – RS






Depoimentos de participantes e
Trabalhos realizados na oficina
Percepção Ambiental e a Energia dos Sentidos
Bento Gonçalves e Gravataí – RS
Caravana RGE – Educando para a eficiência

Nenhum comentário:

Postar um comentário