segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Diálogos em Sala de Aula I

Professor, professora, aluno, aluna... Leitores... Eu gostaria de lhes contar uma história. Uma história dividida em três partes sobre coisas que acontecem em qualquer escola, com qualquer turma e durante qualquer aula. Contudo, a história que eu vou lhes contar abordará um assunto de Física: o eletromagnetismo.

1ª PARTE:
Professor: "bom dia a todos. Hoje nós começaremos a estudar sobre eletromagnetismo!"
Aluno: "eletro o quê?"
Professor:"eletromagnetismo. É uma área da física que..."
Aluno: "putz... Outra coisa chata de Física que a gente nunca mais vai usar quando sair da escola."
Professor: "como...?..."
Aluno: "essas coisas daí... Não sei por que a gente estuda isso se nunca mais vai usar."
Professor: "hum... Então a questão é porque vamos estudar Eletromagnetismo, ou melhor, porque estudamos Física, certo?"
Aluno: "é... Pode ser..."
Professor - Entendo. Então me deixe tentar explicar, mas antes me responda uma coisa: O que você vê quando olha pela janela?

Aluno: "eu vejo a rua."

Professor: "e o que mais...?..."

Aluno: "carros estacionados, postes, pessoas caminhando, o céu nublado, algumas lojas abertas...

Professor: "certo. Agora vou tentar responder a tua pergunta. Pra simplificar as coisas eu vou usar uma analogia que escutei há algum tempo atrás, ok?"

Aluno: "ok."

Professor: "imagine que você é uma formiga..."

Aluno: "uma formiga?!?"

Professor: "isso mesmo, uma formiga. Agora observe essa linha reta que eu vou traçar no quadro."

Professor: "primeiro comece se imaginando como uma formiga em 1-D. Como uma formiga em 1-D você pode andar para frente e para trás sobre essa linha reta."

Professor: "digamos então que diante das formigas 1-D, sobre a linha, surja uma pedra! As formigas 1-D não podem mais seguir em frente e esse é o fim do mundo das formigas 1-D."

Professor: "mas então surge uma formiga que diz as outras: e se nós contornássemos a pedra? As outras formigas não entendem na hora, mas esse é o surgimento de uma formiga 2-D. Essa formiga 2-D tem a capacidade de andar para frente e para trás, para a esquerda e para a direita."

Professor: "com o tempo as formigas vão aprendendo e contornam a pedra, se tornando formigas 2-D. Mais a frente surge um muro, que se estende infinitamente para a esquerda e para a direita."

Professor: "as formigas 2-D não têm como contorná-lo e esse é o fim do mundo para as formigas 2-D. Eis então que uma formiga diz: ...E porque nós não escalamos esse muro?! E esse é o surgimento de uma formiga 3-D."

Professor: "as formigas aprendem com essa primeira e logo após todas escalam o muro descobrindo assim um novo mundo."

Professor: "o que eu quero dizer com isso é que ao longo da escola... Ao longo da vida... Aprendemos coisas que nos fazem ver o mundo de outra perspectiva, como de cima por exemplo."

Professor: "a Física é uma dessas coisas. Aprendemos Física para que possamos olhar o mundo com olhos diferentes. Para que possamos descrever e explicar fenômenos e processos por meio de modelos e teorias que cientistas, assim como as primeiras formigas 2-D e 3-D, construíram e desenvolveram. "

Professor: "o mundo que eu vejo através daquela janela é diferente daquele que tu enxergas porque eu já compartilho desses modelos e teorias."

Aluno: "entendo... Faz sentido."

Professor: "por exemplo: pensando no eletromagnetismo onde tu vê um ventilador eu vejo um motor elétrico."

Aluno: "motor elétrico?"

Professor: "sim. Um motor elétrico funciona por meio da atração e repulsão do campo magnético de um imã com o campo magnético gerado por um sendo percorrido por corrente elétrica."

Aluno: "como?!? Não entendi nada!"

Professor: "isso nós vamos ver ao longo das próximas aulas. E mais, vamos estudar, também, como funciona algo que tu utilizas todos os dias... As baterias. Inclusive vamos ver o que torna as diferentes baterias mais eficientes!"

Aluno: "eficientes?"

Professor:"eficiência é um termo muito importante quando estudamos Física e que surge naturalmente quando discutimos a respeito de equipamentos e aparelhos cujo funcionamento pode ser explicado por meio do eletromagnetismo."


Aluno - Hum...

Elaborado por Alex Soares Vieira
Fim da 1ª parte

Nenhum comentário:

Postar um comentário