quinta-feira, 13 de dezembro de 2012


O post de hoje é fantástico para quem gosta de novas tecnologias
 e não abre mão da educação das crianças. Confira!


DUAS CURIOSIDADES TECONOLÓGICAS QUE ENSINAM
 CRIANÇAS A POUPAR ENERGIA





Este é o Power Hog, um porco-cofre que ensina as crianças os custos e o consumo de energia, associado com o funcionamento de dispositivos eletrônicos. Criado por designers americanos, o porco-cofre transmite os princípios de economia de energia às crianças de forma lúdica e divertida.
Seu funcionamento é muito simples, depois de conectar o rabo a uma tomada e um dispositivo eletrônico no focinho do porco, deve-se inserir uma moeda no "cofre".  Assim, ele irá gerar 30 minutos de energia para o aparelho conectado em seu focinho.  A moeda depositada fará com que um sinal em forma de cifrão na cor verde brilhe, indicando que há crédito suficiente. No entanto, com o passar do tempo e à medida que aumenta o consumo de energia o sinal muda para um vermelho piscante, indicando que o porquinho está ficando sem dinheiro. A luz também ajuda os pais há saberem quanto tempo às crianças ficam na frente da televisão, por exemplo.
O porquinho introduz as crianças o tema da eficiência energética, aproveitando o formato tradicional do cofrinho como referência visual. Associado com a poupança, o Power Hog foi um dos cinquenta finalistas do prêmio internacional Greener Gadgets Design Competition.

Os designers optaram pelo sistema de reutilização, que converte resíduos ou produtos “inúteis” em novos materiais ou produtos de melhor qualidade ou maior valor ambiental, para fazer a estrutura do porquinho. Para isso foram utilizadas garrafas PET, que permite boa performance a um custo similar ao dos materiais menos ecológicos. Power Hog é 100% reciclável e sua embalagem foi desenvolvida seguindo as diretrizes de embalagens.


Tio, nome dado ao invento desenvolvido pela empresa dinamarquesa Onzo, permite que as crianças demonstrem seus conhecimentos de economia de energia para as suas famílias, sem deixar de incentivar o seu papel como "Campeões de energia" da casa.

O conceito do “interruptor de luz que poupa energia” tem como objetivo sensibilizar as crianças em relação à energia que elas consomem. A energia mostra sua personalidade através de “rostos” que aparecem no interruptor de luz. O caráter vai se tornando progressivamente bravo quanto mais tempo as luzes permanecem acesas. Esse display de emoção irá incentivar as crianças a desligarem as luzes quando não houver necessidade, por exemplo, durante o dia, ou quando não estiverem presentes no cômodo. 

Se ficar ligada menos de uma hora a expressão é feliz e a luz do interruptor permanece verde, mas se a luz for deixada ligada por mais de quatro horas ele se assusta e fica amarelo e se o morador da casa se atrever a deixar a luz acesa por mais de oito horas, o interruptor se zanga e fica todo vermelho.

O interruptor de luz montado na parede se comunica com um computador para registrar o comportamento de iluminação da criança. Um aplicativo da web permite que a criança acompanhe seu desempenho de iluminação ao longo do tempo. O Tio relaciona o uso da iluminação com tópicos significativos para as crianças de como a energia afeta as árvores, animais e o meio ambiente local. Isso não só torna o consumo de energia mais compreensível para a criança, mas também mostra o efeito que a economia de energia pode ter em sua vida, engajando as crianças a darem sua contribuição pessoal para reduzir o consumo de energia.

E você, que tal um desafio?!!

Arrisque-se e invente uma forma usando a tecnologia para ensinar as crianças a poupar energia!! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário