terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Transtorno de Déficit de Natureza


Olá Professor, o post de hoje dedica-se a um tema pouco falado, mas bem conhecido por vocês, pois atinge seus filhos e alunos. Boa Leitura!



A falta de rotina de contato com a natureza pode resultar na atrofia do crescimento físico e do desenvolvimento escolar do seu filho. Este efeito colateral indesejado da era eletrônica é chamado de "Transtorno de Déficit de Natureza" (TDN) que é a desconexão entre nós humanos e a natureza.
Entramos numa nova era de expansão suburbana que restringe as brincadeiras ao ar livre, em conjugação com uma ligação à cultura tecnológica que atrai as crianças para dentro de casa.
Nosso cérebro humano não está totalmente adaptado ao mundo de atividades restritas a ambientes fechados esculpidos por nós mesmos. Na verdade, algumas crianças até que se adaptam bem, porém a maioria delas desenvolve os sintomas do TDN que incluem problemas de atenção, obesidade, ansiedade, depressão e futuros problemas mentais na idade adulta.
Como proteger seu filho do TDN?
1.       Seja um modelo de comportamento! Demonstre sua curiosidade pela natureza e compartilhe com seu filho o que você gosta de fazer ao ar livre.

2.       Planeje uma aventura surpresa! Uma vez por semana ou por mês, vocês poderiam ir até o rio local, praia, parque florestal ou até mesmo ao parque da cidade.

3.       Registre seu filho em um acampamento de férias! Dê-lhe uma dose de ar livre com chances de fazer novos amigos e desenvolver carinho e respeito pela natureza.

4.       E se vocês acampassem? Agarre sua tenda, saco-cama e um fogão de campismo e ensine seu filho a acampar! Camping em parques nacionais e estaduais é uma ótima opção para a família, de custo baixo e seguro, que pode ser divertido e educativo. Saiam e desfrutem de parques locais ou façam uma viagem para descobrir os tesouros em todo o país.








Algumas sugestões de atividades fáceis para despertar o interesse pela natureza:
  • Envolva seu filho no processo de plantio em seu jardim.
  • Coloque sementes em um pouco de algodão molhado dentro de um copo de plástico em uma janela. Seu filho ficará espantado ao perceber que as sementes estão brotando. Ele vai ter uma participação especial quando fizer o transplante das mudas para um lugar no quintal ou parque.
  • Leve-o em passeios de "descobertas". Cada nova descoberta terá um significado adicional - como observar uma aranha em sua teia com algum inseto preso. Estes passeios podem ser reforçados ao se manter um diário com histórias, desenhos, fotografias ou espécimes como folhas pressionadas.
  • Há ótimos livros sobre como partilhar a natureza com as crianças. Estes livros contêm ideias e atividades para passeios na natureza em muitos ambientes diferentes.
  • Sentem-se no lado de fora de casa para que possam ao fim de tarde se envolver com coisas como o canto dos pássaros, o correr dos insetos e o soprar do vento.
  • Incentive-o a tocar com cuidado e a sentir a grama, as folhas ou as cascas das árvores - e com uma vara pegar uma lagarta para observá-la de perto.

A natureza tem a capacidade por si só de capturar a atenção até mesmo das crianças mais pequenas, aproveite!

Fonte: http://www.educacaoinfantil.pro.br/transtorno-de-deficit-de-natureza.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário