segunda-feira, 22 de abril de 2013

A maneira mais eficiente de poupar energia


Professores,

O post de hoje é sobre um método pouco lembrado de se poupar energia, e que, no entanto, pode ser uma ferramenta poderosa na luta pela preservação ambiental. 


A todo o momento somos expostos a informações sobre o uso consciente de energia. Na nossa escola lemos algo do tipo: “apague as luzes desnecessariamente acesas”. No supermercado, está colado em algum lugar o tradicional: “mantenha a porta do freezer fechada enquanto escolhe os produtos que vai comprar”... E estas são apenas algumas das muitas sugestões que nos são dadas para o consumo mais eficiente de eletricidade. No entanto, estas não são as únicas maneiras de poupar energia e recursos. Sabe por quê? Porque entre toda a energia elétrica consumida no planeta, a maior parte não está no setor doméstico ou comercial, mas sim no setor industrial.

Assim, além de reduzirmos o tempo do chuveiro e substituirmos nossas lâmpadas incandescentes por outras mais eficientes (fluorescente ou L.E.D.)... Fica a pergunta: o que podemos fazer para reduzir o consumo de energia elétrica, também do setor industrial? Simples! E surpreendentemente está ao nosso alcance... Controlando nossos “arroubos” consumistas: consumir menos ou moderadamente.
Quase tudo o que consumimos foi fabricado por alguém, em algum lugar. Quando deixamos de consumir o que é supérfluo, em grande escala, somos capazes de afetar a lei da oferta e da procura. No entanto, a questão envolvida nesta tentativa de usar a energia de maneira eficiente em todas as esferas passa por uma questão muito séria: podemos viver com menos? Bem, esta questão é análoga àquela que já vem nos sendo feita há algum tempo quando se começou a discutir o consumo consciente de energia elétrica. Porém, antes esta questão era formulada como algo do tipo “podemos encurtar o banho em 1 minuto?”.
Acredita-se que todas estas respostas sejam afirmativas, porque é preciso acreditar (e agir) em um mundo mais sustentável.

Camila Debom
Consultora Pedagógica do Projeto Caravana RGE – Educando para a eficiência
Oficineira nos Seminários Regionais de Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário