quarta-feira, 3 de abril de 2013

Sentidos

Olá Professores(as)!
Nosso post de hoje irá comentar com vocês sobre a importância dos nossos sentidos para a percepção do mundo. 



Todos os dias, quando abrirmos os olhos, recebemos milhões de informações das quais nossos neurônios codificam e nos permitem uma sensação. Epa! Mas, só os olhos? Não, nossos ouvidos provavelmente já captaram algum ruído antes mesmo do nosso primeiro piscar. Isso, sem falar na velocidade quase imperceptível da ação dos neurônios sensoriais que são ativados através de qualquer contato com a pele! 

Não menos importante, é a nossa capacidade de captar aquele cheirinho de pão assado que invade nossas narinas provocando aquela aguinha na boca, mas o melhor disso é poder degustar este pão, não é mesmo? Então, imagine você sem um desses sentidos?!  Será que os outros suprirão a necessidade da falta deste? Será que os outros serão aguçados? Será que não sentiremos falta dele? 

Nossa sensibilidade aos acontecimentos que nos rodeiam envolvem todos os nossos sentidos, cada um tem uma função específica, mas juntos e em pleno funcionamento, permitem que percebamos a natureza como ela se apresenta.

Nos Seminários de Educação da Caravana RGE - Educando para a eficiência, alguns professores têm a oportunidade de trabalhar os cinco sentidos, ou ao menos, de perceber a importância deles para a conservação da natureza. 

Numa atividade proposta os educadores são estimulados a perceber a natureza e registrar as suas impressões. Abaixo veja alguns resultados dessa experiência realizada no Seminário Regional de Educação de Vacaria/RS, no dia 5 de março de 2013:

O Caminho das Sensações 
"A expectativa de trilhar um caminho desconhecido é grande, não é ansiedade é apreensão. Sair do cotidiano, sentir o próprio corpo e as reações dele... A tal da consciência corporal começa ao tirar o calçado e pisar na natureza mesmo, não no concreto. Folhas secas, pedras, areia e madeira... Que texturas e cores lindas. O verde, os bichinhos camuflados nas plantas, ou melhor, nas suas casas. Tudo tão belo o que pra muitos são coisas mortas é na verdade a transformação, o fechamento de um ciclo para reiniciar outro. Tudo em equilíbrio e harmonia. Só a contemplação e percepção podem sensibilizar para a conservação. Pena que muitos não fazem isto e acham que embalagens vazias fazem parte deste cenário".

Marlise Silveira de Farias
E.T.E Bernardina Rodrigues Padilha
Seminário Regional de Educação
Vacaria/RS


O que perceberam os olhos vendados, os desenhistas e os escritores?
"Percebi que os sentidos são muito importantes para a nossa sensibilidade, tanto motora quanto afetiva, emocional, psíquica e espiritual. Pois, se nos faltar um dos sentidos fica difícil alcançar uma conclusão adequada do meio à nossa volta. Percebi também que a pessoa vendada dependendo de outras para conduzi-la fica totalmente vulnerável e com isso, sente medo e insegura perde a confiança naquilo que está ao seu redor. Pois, só toca nas coisas, não sendo suficiente para se obter uma ideia das mesmas. Todos os sentidos são importantíssimos. Assim como tudo na natureza está interligado entre si e uma coisa precisa da outra para viver e sobreviver, nós precisamos de todos os nossos sentidos para perceber a natureza e valorizá-la ainda mais. E mais, mesmo tendo todos os sentidos nem sempre se percebe tudo, mas mesmo assim isto não é motivo para não cuidarmos de tudo isto que está à nossa volta, que nos pertence."

Rosângela Maria Velho da Silveira
Secretária da Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Oliveira
Seminário Regional de Educação - Vacaria/RS

Elizandra Coral Velho
São José dos Ausentes
Seminário Regional de Educação - Vacaria/RS



Gabriela Catafesta Martins
Seminário Regional de Educação – Vacaria/RS





Simone Pires e Rosângela Oliveira
Seminário Regional de Educação – Vacaria/RS























Nenhum comentário:

Postar um comentário