sexta-feira, 26 de abril de 2013

Juntos!


Olá leitores!

O texto de hoje nos convida a retroceder, mas não no sentido literal da palavra. Ao lerem esse post, vocês provavelmente pensarão em como a natureza é linda e perfeita e que pena que nós, seres humanos, dotados de tanta racionalidade e conhecimento, não estamos habituados ou ambientados com o altruismo puro. O doar sem pensar em recompensas, o agradar ao outro sem cogitar a possibilidade de que o mundo dá voltas e que um dia, quem sabe, poderemos precisar da ajuda dele. Mas há espécies que, embora vivam ou até enfrentem de vez em quando as maiores adversidades do mundo, conseguem praticar naturalmente o altruísmo, o bem. Espécies que, apesar de menos inteligentes, nos tem tanto a ensinar! É desse pequeno "retrocesso" que precisamos. Que ele nos ajude a avançar como sociedade e como seres humanos!





“É o senso do coletivo entre os animais que garante, desde sempre, 
a evolução e a perpetuação das espécies.”

Texto Aline Stürmer



Cáfilas, colmeias, cardumes, munidos de vida, unidos pela semelhança. O mundo animal também forma grupos sociais. E por mais isolada que pareça a espécie, todas em algum momento, seja ao se reproduzir, seja ao migrar, permanecerão unidas.


Algumas delas elegem um líder para organizar sua estrutura hierárquica; outras vivem em cooperação. A divisão de tarefas básicas, como reprodução, alimentação e defesa, impede que cada componente de um formigueiro consiga viver isoladamente.

Se, por um lado, um elevado grau de parentesco dentro de um grupo reduz a variabilidade genética, por outro, pode favorecer a seleção de genes que determinam a adaptação a um determinado habitat.


Apesar de alguns pesquisadores alertarem para os custos da vida em grupo, com o aumento da densidade populacional, da competição por parceiros, recursos e locais de reprodução, a vida em sociedade incita à diminuição da agressividade entre eles, ao altruísmo e ao melhor conhecimento do lugar que habitam, criando condições para uma vida mais sustentável.

Bela lição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário