sexta-feira, 26 de julho de 2013

Cientistas fazem o menor filme do mundo



Um elenco de átomos de carbono protagoniza o menor filme em stop motion do mundo, criado por pesquisadores da IBM.

O vídeo "A Boy and His Atom" possui milhares de átomos que foram cuidadosamente organizados em cerca de 250 quadros com um microscópio de varredura por tunelamento (STM), uma ferramenta vencedora do Prémio Nobel, inventado por cientistas da IBM há três décadas. A primeira ferramenta que permitiu visualizar átomos individuais.

"Ele pesa duas toneladas, opera a uma temperatura de 268 graus Celsius negativos (menos 450 graus Fahrenheit) e amplia a superfície atómica mais de 100 milhões de vezes", disse Christopher Lutz, um cientista de pesquisa da IBM.

Para posicionar os átomos, a equipa usou o microscópio para arrastar uma agulha super afiada ao longo de uma superfície de cobre. Esta agulha, posicionada a apenas um nanómetro de distância da superfície, atraiu os átomos e puxou-os para o lugar de modo a que os cientistas pudessem tirar fotos para cada quadro do filme. 

O filme mostra um menino a brincar com um único átomo, dançando e pulando num trampolim. Foi verificado como o filme stop motion menor do mundo pelo Guinness World Records. Os cineastas dizem que não há mais no seu trabalho do que a mera novidade. 


Os átomos são as menores matérias-primas para os dispositivos de armazenamento de dados, e os mesmos investigadores que fizeram o filme stop motion também fizeram o menor bit magnético do mundo usando apenas 12 átomos, de acordo com a IBM. Isso é incrivelmente pequeno considerando um bit de dados sobre a média de computador ou dispositivo eletrônico hoje é composta por cerca de 1 milhão de átomos. 

Um chip do tamanho de uma unha usando 12 átomos seria capaz de armazenar todos os filmes já feitos, dizem pesquisadores da IBM. "Como a criação e consumo de dados continuam a ficar maiores, o armazenamento de dados precisa ficar menor, até ao nível atômico", disse o pesquisador da IBM Andreas Heinrich. "Estamos a aplicar as mesmas técnicas utilizadas para chegar a novas arquiteturas de computação e formas alternativas de armazenamento de dados para fazer este filme", acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário