terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Para quem estava aguardando a continuação do post passado, que tratou sobre os inúmeros benefícios de andarmos de bicicleta, aí está. Boa leitura e faça como nós: ande mais de bike e procure pedalar em locais seguros como praças ou em ciclovias.


Estacionamento de bicletas na Holanda


Pedale com confiança


Algumas pessoas se preocupam com a segurança numa bicicleta. Na verdade, pedalar é tão seguro como andar ou quanto estar dentro de um carro no caso de trajetos curtos. Ao todo, em termos de expectativa de vida, os benefícios de pedalar são mais de 20 vezes maiores que qualquer risco.

Também há mais segurança quanto maior for o número de bicicletas, ou seja, cada nova bicicleta na rua ajuda a aumentar as condições de segurança. Com mais bicicletas em circulação, você poderia esperar mais acidentes, mas, na verdade, quanto mais ciclistas houver, mais os motoristas de automóveis vão notá-los e prestar atenção, portanto aumenta a segurança. O crescimento de 83% na circulação de bicicletas nas ruas de Londres desde 2000 foi acompanhado da redução de 28% no número de ciclistas mortos e feridos.

A maneira mais adequada de melhorar a sua segurança (considerando que você já usa capacete) é pedalar com confiança. Um treinamento de algumas horas é uma boa ideia se você sentir que precisa disso.

Siga estas dicas simples e, num piscar de olhos, você será um ciclista seguro, feliz e confiante.


Posicione-se corretamente:

Pedale pelo menos a 1 metro do meio fio e dos carros estacionados. Manter-se no seu próprio espaço significa que os veículos que passam também vão lhe dar mais espaço e você vai estar muito mais seguro do que se ficar espremido numa extremidade da rua – onde há também mais possibilidades de bater e passar por buracos, o que poderia estragar seus pneus.




Fique visível:

Use cores claras e, especialmente à noite, faixas refletoras ou uma roupa que possa ser vista de longe. Certifique-se de usar faróis à noite e decore a bicicleta com faixas refletoras, incluindo as laterais. A maioria dos acidentes acontece porque os motoristas não perceberam que uma bicicleta estava se aproximando, portanto não dê justificativa para que não o vejam.


Mantenha olhos e ouvidos alertas:

A melhor defesa é perceber o perigo rapidamente, portanto fique alerta enquanto pedala e evite escutar música com fones de ouvido.


Espere o inesperado:

Os perigos podem não perseguir você, mas, antecipando-se aos problemas, conseguirá ganhar tempo para reagir e se livrar dos contratempos.

Entre os principais obstáculos que surgem estão portas de carros abertas rapidamente, pedestres no meio da rua, motoristas que não avisam quando vão virar e carros que saem da garagem. Este último fator ocorre com muita frequência, uma vez que muitas vezes os motoristas não notam os ciclistas e podem seguir adiante sem avisar.


Tome cuidado extra nos cruzamentos:

A maior parte dos acidentes com ciclistas acontece nos cruzamentos. Os caminhões que cruzam uma ciclovia ao fazer uma conversão são o principal perigo, portanto nunca fique preso, num farol, entre um veículo grande e o meio-fio. Fique à frente da fila de veículos e espere na parte central da faixa para seguir adiante.

Se você estiver ultrapassando uma fileira de carros parados que estão esperando o sinal abrir, tenha certeza que terá tempo para chegar até a frente antes que o sinal mude. Caso contrário, espere atrás de qualquer veículo e deixe-o ir primeiro.


Mantenha a calma e seja educado:

Se os motoristas não o respeitarem, pode ser que você tenha vontade de não respeitar as regras. Resista à tentação e seja sempre um bom exemplo de ciclista calmo e amigável. Capte o olhar de um motorista em um cruzamento, indique claramente a direção para a qual você vai, e ele vai respeitar o seu direito de estar na rua. Se alguém for grosseiro, simplesmente sorria. Lembre-se: provavelmente você irá chegar no seu destino antes dele!


Bons percursos:

Se você não está pronto para ser um ciclista em tempo integral, daqueles que usam a bicicleta para tudo, então comece a substituir alguns dos seus percursos por um passeio sobre as duas rodas. Esses trajetos são ideais para ciclistas que ainda não usam a bicicleta para tudo.


Para a academia:

Uma bicicleta é tão boa quanto uma academia para manter você em forma, mas muitas pessoas ainda vão fazer ginástica de carro e depois começam a pedalar na bicicleta da academia. Pare com essa loucura e vá sobre duas rodas. Você poderá reduzir o tempo que passa se exercitando e, em lugar disso, ficar mais na piscina ou na sauna.


Às compras:

Pegue uma sacola ou uma cesta e pedale para ir às lojas da vizinhança, juntando a boa forma com a oportunidade de ajudar a salvar o planeta, diminuindo o lixo e apoiando sua comunidade local. Quantas outras atividades trazem tantos benefícios de uma só vez?


Para o metrô:

Qualquer percurso de menos de 3 Km é ideal para fazer de bicicleta. Se você vai de carro porque a estação fica longe demais, levar a bicicleta no trem pode ser uma combinação perfeita.

No Brasil ainda são raros os trens e metrôs que transportam bicicletas (como os de São Paulo e agora dos de Porto Alegre), mas as bicicletas que mais se prestam para ser usadas com o transporte público são modelos compactos que podem ser dobrados.


Boas pedaladas!

Fonte: 50 formas inteligentes de preservar o planeta , 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário