quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Pessoal! O post de hoje coloca o "dedo na ferida" quando o 
assunto é mobilidade urbana e traz informações bem legais sobre uma alternativa totalmente ecológica e sustentável no amplo sentido da palavra.
Bicicleta em português, Bike em inglês, Bici em espanhol, Bicicletta em italiano... Em praticamente todas as línguas existe uma pronúncia e um jeitinho todo especial de escrever a palavra bicicleta. Arriscamos em afirmar que todas as pessoas, pelo menos as que vivem nas pequenas, médias e grandes cidades conhecem, pedalam ou em algum momento da vida até já andaram  sobre duas rodas. Na França, por exemplo, as pessoas alugam bicicletas para se locomoverem dentro da cidade. Aqui no Brasil, já existem projetos "pipocando" em vários municípios para fazer desse equipamento um negócio e tanto...




A LIBERDADE SOBRE DUAS RODAS

Parte 1














Pedalar é, de longe, a maneira mais eficiente de se movimentar no que se refere à energia despendida pelo organismo. Está bem à frente da caminhada, a forma que utiliza a menor energia por quilômetro: pedalar aproveita a energia humana ecológica de maneira muito eficiente, gastando até cinco vezes menos calorias do que se fossemos andar no mesmo percurso.

De carro, o equivalente a 100 calorias de energia vai transportar você por menos de 100 metros da rua, mas, numa bicicleta, a mesma quantidade de energia vai movê-lo por cerca de 5Km. Com seus pedais, marchas e rodas simples, a bicicleta é tão inteligente que, numa pesquisa realizada há poucos anos, foi votada como a melhor invenção de todos os tempos, ganhando facilmente do computador e do motor elétrico.

As cidades que incentivam o ciclismo constatam os benefícios para seus cidadãos. Em Copenhague, um terço das pessoas vai para o trabalho de bicicleta, pois é mais rápido e fácil que o transporte público ou o carro. A cidade tem excelentes ciclovias, muitos locais para estacionar e até algumas bicicletas disponíveis mediante um pequeno depósito.

Tudo isso soa como o paraíso do ciclismo, mas, mesmo que a sua cidade não dê tanta importância para a bicicleta quanto Copenhague, transitar sobre duas rodas tem muitos pontos positivos: melhora a saúde e a boa forma e, ao mesmo tempo, faz você economizar tempo e dinheiro.

Você não precisa se tornar um ciclista ou entrar para um clube, e usar a bicicleta para ir trabalhar pode não ser adequado para você (até que sua empresa ofereça estacionamento e chuveiros). Mesmo assim, há muitos dias em que a bicicleta é de longe a melhor maneira de se locomover, e todos os percursos pedalados ajudam tanto o clima quanto sua boa forma. 





Pedale para poupar tempo

Com o trânsito em Londres, Paris, São Paulo e outras cidades se arrastando na velocidade média de uma carroça puxada por cavalo, as bicicletas são realmente a maneira mais rápida de se locomover. Quando você usa a bicicleta, passa 90% do tempo se exercitando e, como também se trata de um meio de transporte que o leva facilmente de um lugar para o outro, todas as pesquisas revelam ser a bicicleta a maneira mais rápida de fazer um percurso urbano curto. 



Os números mostram que qualquer trajeto de menos de 3Km é percorrido melhor de bicicleta e, para as distâncias de até 8Km, ela ainda pode ganhar do carro nas horas de pico.

Uma das vantagens de pedalar para ir ao trabalho é a possibilidade de prever o tempo gasto no percurso. Ao contrário dos carros e ônibus, que estão à mercê dos engarrafamentos e outros atrasos, as viagens de bicicleta levam quase o mesmo tempo, todos os dias. Isso significa que, na sua bicicleta, você não precisa reservar um tempo extra para o caso de haver problemas e pode ficar muito mais seguro de que vai chegar ao seu destino no horário.



Pedale pela saúde

Pedalar consome entre 300 a 1.000 calorias por hora, dependendo da sua velocidade e do número de subidas. É, portanto, um jeito ótimo para perder peso e ficar saudável.

Seus benefícios para a saúde foram bem estudados. A longa lista de doenças que o hábito de pedalar regularmente ajuda a evitar me surpreendeu quando fiz minha pesquisa. Ao todo, os ciclistas correm cerca de um terço a menos de risco de morte em comparação com os que não são adeptos do esporte. Além disso, têm níveis de obesidade muito menores e o preparo físico de alguém com cinco a dez anos a menos!

O hábito de pedalar regularmente diminui o risco de:

·         Doença cardíaca

·         Vários tipos de câncer

·         Diabetes

·         Níveis indesejáveis de colesterol

·         Problemas de insônia

E ajuda a promover:

·         Perda de peso

·         Boa forma e força física

·         Tolerância ao estresse

Assim, a bicicleta é um dos melhores “remédios” que temos à disposição, com poucos efeitos colaterais. Com tudo isso para ganhar, não há mais motivos para não tirar aquela bicicleta da garagem!

               

Continua no próximo post...

Nenhum comentário:

Postar um comentário