segunda-feira, 26 de novembro de 2012


Energia solar, energia eólica, energia hidrelétrica, biomassa, biodiesel, geotérmica...Você conhece todas essas formas de energia? Fontes renováveis é o assunto do post de hoje. Entenda um pouco mais sobre elas.


Para discutir:                                        Roteiro de atividade - Energia


ENERGIA É O QUE FAZ O PLANETA GIRAR...

Tudo ao nosso redor, de algum modo, envolve a troca de energia. Diferente do que muitos pensam a energia total do Universo não se esgota quando a usamos. Ela apenas se converte em outra forma de energia. Normalmente a conversão de energia produz calor e esta é a menor forma que ela pode tomar.
A energia pode assumir várias formas, algumas mais fáceis de ver, sentir e medir e outras nem tanto. Observe:

ENERGIA É...
...ÁTOMOS
Estrelas, árvores, animais você e eu. Tudo é feito de átomos. A água e o ar, inclusive. Os átomos são partículas muito pequenas, milhões de átomos caberiam na cabeça de um alfinete. Mesmo assim eles são considerados os blocos da construção do Universo.
...CALOR
Calor é energia térmica em trânsito de um corpo para outro, devido, unicamente, a uma diferença de temperatura. Por isso, a energia térmica produz calor. 
... CRESCIMENTO
Para as células se reproduzirem elas necessitam de calor. Encontramos esta energia em árvores e combustíveis fósseis.
...ELETRICIDADE
Energia elétrica é usada, dentre outras milhares de coisas, para iluminar e fazer a televisão funcionar.
... LUZ
Movimento de energia brilhante em ondas eletromagnéticas transversais. É encontrado em micro-ondas e radiografias.
... MOVIMENTO
Energia mecânica produz energia de deslocamento, energia cinética.
... SOM
Energia em movimento produz som. É a vibração de substâncias e ondas longitudinais.

ENERGIA RENOVÁVEL:
A maior fonte de energia da Terra é aquela estrela quente e brilhante que chamamos de sol. A sua luz, e o calor são necessários para que os seres humanos, animais e plantas habitem o planeta Terra. O sol oferece uma energia renovável, que não acaba e que pode ser a solução de diversos problemas. Mas existem outros tipos de energia renovável, vamos a elas: 


ENERGIA NÃO RENOVÁVEL
Energia não renovável é aquela que não pode ser substituída naturalmente, ou então, que levariam milhões de anos para que em processos naturais ela fosse reposta.  A exemplo, temos o petróleo, que é o resultado da decomposição da matéria orgânica no fundo de lagos e mares num processo de milhões de anos.



Confira na Página de Atividades como construir uma linha do tempo da energia para discutir com seus alunos. 

Um comentário: