quarta-feira, 7 de novembro de 2012


Sustentabilidade e Qualidade de Vida nos Espaços Escolares: Como?

Com o desenfreado crescimento urbano, aumento da violência e tráfego de veículos nas cidades, as áreas dos espaços escolares se tornaram locais considerados seguros e de suma importância para o desenvolvimento educativo e cognitivo infantil, dando a oportunidade para as atividades lúdicas, sociais e ambientais aflorarem e ocuparem seus espaços no dia-a-dia de cada aluno.
A distribuição, formação e conteúdo dos pátios escolares constituem uma alternativa eficaz no sentido de tornar as escolas mais atrativas, trazendo a função de conectar o educando e educador ao ambiente natural. Os espaços planejados, a criação de áreas verdes, desde a horta, até jardins e praças, agregam condições de conforto e principalmente servem como ferramenta imprescindível para o desenvolvimento da eco alfabetização e da educação ambiental escolar, fazendo com que a escola cumpra seu papel de gerar desenvolvimento e aprendizagem. Um pátio escolar oriundo de um planejamento consciente aumenta a capacidade de concentração e motivação cognitiva, acalma, cria uma necessidade de preocupação com o meio ambiente e, principalmente, traz qualidade de vida a todos os envolvidos.
A oficina realizada nos Seminários Regionais de Educação, Sustentabilidade e Qualidade de Vida nos Espaços Escolares: Como?, tenta resgatar estes conceitos e mostrar a necessidade do educador trabalhar com seus alunos momentos teórico-práticos voltados à ecologia e educação ambiental através do correto aproveitamento das áreas escolares utilizando princípios pedagógicos sustentáveis. Lembrando sempre que o design do pátio tem influência nas ações de interatividade, culturais, socioambientais, psico-pedagógicas e na aprendizagem. Várias técnicas para aproveitamento dos espaços escolares através da construção, manutenção e aproveitamento de composteiras, hortas e áreas verdes são apresentadas.

Com pequenas ações conseguimos grandes resultados, por exemplo, foi comprovado cientificamente, que com a redução da incidência direta da energia solar e o aumento da umidade relativa do ar, a arborização pode reduzir a temperatura em até 5ºC; com a existência de vegetação ocorre a redução dos raios solares, reduzindo o calor para os que ali passam e melhorando o conforto térmico das residências. Estas, estabilizando sua temperatura interna diminuem assim, a utilização da energia elétrica com aparelhos que amenizam a temperatura. A arborização causa a diminuição da temperatura e o aumento da umidade do ar, pois proporciona ao ambiente renovação do oxigênio do ar e hidrata a atmosfera por meio dos processos da fotossíntese e transpiração. Ou seja, com o plantio de espécies arbóreas conseguimos reduzir o gasto de energia, devido ao conforto térmico que estes indivíduos nos proporcionam. 

Ainda podemos listar inúmeros benefícios como: diminuição da poluição através da preservação do ambiente urbano (ruas arborizadas possuem 25% a menos de poeira suspensa na atmosfera do que em ruas não arborizadas), dos cursos d’água, solos e ar, preservação da biodiversidade, conforto acústico e valorização imobiliária. A vegetação bem planejada é um dos elementos que mais colabora para melhorar a qualidade dos espaços, agregando valores estéticos e melhorando suas condições de conforto e, ainda, servindo como uma ferramenta imprescindível de apoio ao incentivo da educação ambiental. Quando construímos uma composteira e/ou horta, aproveitamos todos os insumos, que formariam uma grande quantidade de lixo orgânico, para a produção de adubo orgânico o qual pode ser utilizado nas próprias áreas verdes e na horta escolar.
Os participantes saem incentivados e com ideias de como construírem em suas escolas, de acordo com as condições físico-sociais de cada uma, suas hortas e suas composteiras e que tipo de árvore deve ser plantada em seu pátio para exercer a função esperada, a qual seja: produção de frutos, de sombra ou para simples ornamentação, mas sempre com a principal função, a ecológica. 












Liseane Santos Rocha Cortez
CRBio 25376 03D


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