quarta-feira, 14 de novembro de 2012


Que palavra lhe vem à mente quando você pensa na Caravana RGE?

Segundo os caravaneiros...



Que palavra lhe vem à mente quando você pensa na Caravana RGE? A mim, parece que a palavra motivação é extremamente adequada. Se você refletir um pouco pode entender o porquê da escolha dessa palavra. Um dos fatores mais básicos para que alunos aprendam é a motivação para tal. Aquilo que desperta interesse dos alunos acaba por se tornar o centro de sua atenção e esforços.

Contudo, certamente você deve ter pensado em outra palavra igualmente adequada. Essa é uma das características mais fantásticas das pessoas. A nossa visão de mundo depende das experiências que vivenciamos ao longo dos anos. Dessa forma, duas pessoas não veem do mesmo modo cachorros, por exemplo, pois uma delas pode ter sofrido algum ter sido mordida por um cão e outra ter tido boas experiências. Ou seja, o modo como percebemos o que nos cerca não depende unicamente de nossa visão e sim das relações que estabelecemos ao ver, ouvir e sentir as coisas com tudo o mais que um dia já vimos, ouvimos e sentimos e que nos parecem semelhantes.

Mas, se cada pessoa tem uma visão diferente sobre o mundo à sua volta, é de se esperar que sua visão sobre a Caravana RGE também o seja. Há aqueles que veem a Caravana RGE como forma de levar conhecimento à comunidade outros, como forma de levar informação. Como educador você deve saber as diferenças entre essas palavras: informação é ter ciência de algum assunto de interesse, já conhecimento é saber em profundidade tal assunto, dominá-lo plenamente. Em todo caso, essa é uma das funções da Caravana RGE, educar para a eficiência, despertar uma consciência social nos alunos.

    Outros “caravanenses” lembram-se das amizades que surgiram e da alegria compartilhada nas viagens onde toda a equipe, apesar de composta por pessoas com histórias de vida muito diferentes, aproveitam sua integração que chega a torná-los uma família. Sim, uma família, pois o fato de a Caravana ser um projeto itinerante, ou seja, o fato do projeto visitar uma cidade a cada dia faz com que o contato e a companhia com os companheiros de trabalho vá além do ‘horário comercial’.

     Inclusive, o caráter itinerante do projeto faz com que os “caravanenses” sempre busquem a superação do cansaço e de suas próprias capacidades em busca de uma constante evolução em direção ao futuro. Mas se pensarmos nas crianças duas palavras vem à mente dos membros da Caravana. Os alunos acham legal ou acham o máximo o teatro e o túnel do conhecimento.

Todavia, não é só em trabalho que a equipe pensa. Alguns apenas querem um pouco de curtição durante a folga. Outros agradecem pela generosidade dos amigos durante os momentos em que se fica nervoso por causa de alguma surpresa.  Mas e você: Que palavra lhe vem à mente quando você pensa na Caravana RGE?

Nenhum comentário:

Postar um comentário