quinta-feira, 29 de novembro de 2012


Você sabia que o seu lixo orgânico pode ser um aliado na nutrição das plantas? Com  essa simples iniciativa você reduz a quantidade de matéria orgânica que envia aos aterros e introduzir nutrientes minerais necessários para o desenvolvimento e crescimento das suas plantações.

COMPOSTEIRA NA CASA, NA ESCOLA, NO TRABALHO, EM QUALQUER LUGAR!!

Todos os dias nós produzimos resíduos que quando descartados acabam num lixão (devem ser erradicados até 2014, segundo o Plano Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS), num aterro sanitário ou numa usina de reciclagem. A realidade ambiental quanto à geração de resíduos no mundo e no Brasil não é nada satisfatória. E assim, vivemos numa era em que a durabilidade dos materiais (em termos de decomposição) é alta, mas o descarte deles também o é, e ainda pior, é uma crescente. Sabemos que a melhor maneira de contribuir para a redução da geração de resíduos é controlando o consumo e que para isso precisamos refletir sobre nossas escolhas e mudar nossos hábitos.    
Separar os resíduos orgânicos dos resíduos secos em nossas casas, escola ou trabalho também contribui para a melhora deste problema, ainda mais quando sabemos aonde irão parar após a segregação.


Uma dica importante aqui!

Quando não há a segregação de materiais na origem do descarte, o processo de reciclagem torna-se praticamente inviável, pois temos materiais sólidos misturados com materiais orgânicos o que gera contaminação e inutilização de alguns plásticos e papéis, por exemplo, e o destino final dos resíduos misturados torna-se o aterro sanitário. Mas, quando os resíduos sólidos são separados adequadamente, normalmente o destino deste material é uma usina de reciclagem e a dos resíduos orgânicos o aterro sanitário.
Também podemos reduzir a quantidade de matéria orgânica que enviamos aos aterros, para isso, queremos lhe sugerir a construção de uma composteira. A compostagem do material orgânico é uma ótima saída para a redução da quantidade de resíduos que produzimos, pois se trata de um processo natural de decomposição para transformar os restos de origem animal ou vegetal em adubo de primeira qualidade. Este processo biológico, conduzido pelos microorganismos, decompõe a matéria orgânica gerando um composto rico em nutrientes minerais (nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio magnésio, ferro, zinco, cobre, manganês e boro) que são necessários para o desenvolvimento e crescimento das plantas.

No link abaixo você irá encontrar o passo-a-passo para a montagem de uma composteira simples e que cabe até mesmo em espaços pequenos, como uma sala de aula, por exemplo. No vídeo também há uma dica de aproveitamento integral de alimentos. Veja!



Agora que você aprendeu como montar uma composteira mantenha bem visível a tabela do que pode e o que não fazer parte dela.







Referências:




Nenhum comentário:

Postar um comentário